sexta-feira, 18 de maio de 2012

Perfil: Coletivo Digital (Wilken Sanches)


FIAA - Fórum Ibero-Americano de Audiovisual está chegando à Unesp Bauru com atividades entre os dias  28 de maio à primeiro de junho - você deve estar sabendo. Lá pelo último dia, um dos convidados de expressão que compõe a mesa de "Relatos de Experiência: políticas públicas de produção de conteúdo adotadas no Brasil" é Wilken Sanches, diretor geral do Coletivo Digital - Associação para a Democratização e Acesso à Sociedade da Informação. Para quebrar o seu galho vamos apresentar o trabalho do coletivo para você.

Coletivo Digital: 
- Uma ONG criada em 2004 com o intuito de potencializar a inclusão digital de seus integrantes e colaboradores.

Projetos: 
- implementação de telecentros; desenvolvimento e manutenção de portais de notícias e material de apoio sobre projetos de inclusão digital sob licenças de uso livres; 


- formação de entidades e de pessoas físicas interessadas no uso de Software Livre. Exemplo: Projeto Pontão de Cultura - contemplado pelo Ministério da Cultura, o coletivo promoveu a formação de cerca de 150 colaboradores nas áreas de edição de imagens, áudio e vídeo.

- colaboração em projetos de educação a distância utilizando-se da internet como ferramenta de comunicação e aprendizado;

- promoção e realização de debates e eventos tratando de questões como a importância de repensar as leis de propriedade intelectual e o uso de Software Livre na democratização do conhecimento. Exemplos: Campus Party 2010 e realização de um dia de oficinas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

Todas as informações acima estão no site do Coletivo Digital, que trabalha inteiro sob a chancela de livre compartilhamento Creative Commons 3.0.

E não custa reforçar... Wilken Sanches, diretor do Coletivo Digital, estará presente no FIAA no dia primeiro de junho. Não perca!

0 comentários :

Postar um comentário

UNESP - Bauru. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Tecnologia do Blogger.